A pior mentira que você conta é aquela que conta para si mesmo.

Esse espaço nasceu do desejo de extender um pouco mais alguns assunto que são trazidos ao consultório de modo a fazer com que mais pessoas pensem sobre. Espero te ajudar!

Esses dias me perguntaram se algum paciente já havia mentido para mim e respondi que sim, acontece. O paciente “mente”, mas normalmente ele não está mentindo para mim, ele está mentindo para ele mesmo, porém ele ainda não tem ideia disso, ele realmente acredita na sua “mentira”.

Estou utilizando a palavra mentir entre aspas de forma proposital; vou te explicar o porquê.

Ao longo do tempo é natural nós irmos introjetando ideias e tomando certas posturas diante das situações da vida como se fossem nossas, afinal além da influência da nossa família e amigos, agora contamos também com a influência direta das redes sociais nos bombardeando de informações, regras, modas e modos de se viver corretamente e a partir disso é natural irmos aceitando tais ideias simplesmente como nossas.

Mas então como saber se o que fazendo/agindo/pensando condiz com nossos reais desejos e verdades? Como saber se não estamos mentindo para nós mesmos?

Bem, a resposta é “simples”: Desenvolvendo a habilidade de olhar crítico consigo mesmo.

O que quero dizer com olhar crítico é o ato de questionar a si mesmo; sejam suas atitudes, posturas e pensamentos. Pare e pense: Por que estou fazendo isso? Eu realmente quero isso? Eu preciso disso? Por que ir por esse caminho foi natural para mim? De onde saíram tais ideias?

Eu sei que não é um exercício fácil de se aplicar, mas tenta, só tenta e você vai se surpreender com as respostas.

Outro indicador bem importante para verificar se estamos mentindo para nós mesmos é checar se estamos felizes onde estamos, conquistando as coisas que nos propomos, assumindo os papéis que dizemos ser nossos. Me responde aqui: Quantas vezes você não já lutou, se empenhou com toda força para conquistar algo e quando “chegou lá” não sentiu absolutamente nada? Ou pior, ficou mais infeliz e frustrado.

Se você está sentindo a necessidade constante de encontrar argumentos para justificar suas escolhas e seu lugar, esse lugar pode não ser o seu. Talvez, seja o lugar que você (ou alguém) idealizou. Por isso torno a dizer que a pior mentira que você conta é essa que você se convence todo dia e o preço de não se questionar é muito caro; essas “mentiras” que você conta para si, lê-se como falta de autoconhecimento, pode te custar anos de vida e felicidade.

Estamos prestes a iniciar um novo ano cheio de novas possibilidades, aproveite esse momento tão especial para pensar sobre isso.



 

 

1 comentário em “A pior mentira que você conta é aquela que conta para si mesmo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima